domingo, agosto 12, 2007

Os Lobisomens existem?

A crença nos lobisomens está intimamente ligada ao desconhecimento dos seres que habitavam o globo terrestre, daí juntamente com uma imaginação, surgem seres com formas híbridas, ou seja, homens misturados com formas de animais, basta lembrar da visão dada no início ao Novo Mundo, vários mestres do pensamento liberal tão estudado nos dias de hoje também eram vítimas deste pensamento errado. Não se sabe porém porque o lobisomem (homem com características de lobo) ganhou tanto vulto, talvez tenha sido porque em muitas escrituras católicas aparece esta figura.

Dentre as raças monstruosas tinha-se: os Gigantes, os Pigmeus, os Panotiis (seres com orelhas gigantes), os Astomis (seres que não possuiam boca), os Antropofagistas, as Amazonas, etc. Mas os mais importantes dos seres eram os Cynocephalios (cabeças de cão), ou como são freqüentemente chamados, os lobisomens. Segundo os "pesquisadores" da época, tais animais eram encontrados na Índia e latiam para se comunicar.
Apesar destas características animais, já possuam um nível evolutivo bastante acentuado, mostrando semelhanças com a raça humana, podendo citar: o uso de peles como forma de se proteger do frio, possuíam armas como lanças, arcos e espadas, já demonstrando ser um melhor predador, além do movimento de pinça na mão, afastando qualquer semelhança com os macacos e aproximando-se dos homens.
Dentre a atuação da Igreja para a difusão e imortalização do mito, observa-se no livro dos apóstolos a existência de um ser chamado Abominável, um "homem" totalmente animalizado, cabelos, unhas, face, dentes tudo diferente da raça humana, até que um dia enquanto dormia, sonho que sua forma se tornaria totalmente humana se atendesse aos pedidos dos apóstolos que lhe visitariam e que servisse também de guia pelas terras pagãs, tentando levar a fé cristã aos outros "monstros".
Logo depois, aparecem a sua frente os dois apóstolos que fazem a proposta conforme tinha sonhado, aceitando os ensinamentos e atendendo os outros pedidos, a criatura adquire a forma humana. Porém, uma figura muito conhecida e que tem uma história parecida com essa é São Cristóvão (padroeiro dos viajantes e aventureiros marítimos), segundo a lenda ele seria um Cynocephalio com o nome de Reprobus, porém com o passar dos anos sua bestialidade foi regredindo, convertendo-se em cristão, o que levou Deus a recompensá-lo com a concessão da forma humana.
Existe um quadro em que São Cristóvão segura os braços do menino Jesus, por isso, seu nome foi mudado de Reprobus para Cristóvão, que em grego significa "carregador de Cristo", devido a tal importância deste santo é que a Igreja nunca aceitou esta proposição e não gosta de comentários a esse respeito, contribuindo ainda mais para manter os mistérios dos lobisomens.

Nenhum comentário: